Descubra a Fascinante História dos Óculos - Allwood
Você já se perguntou como os óculos começaram? Por que os modelos existem e como eles mudaram com o passar do tempo? Os óculos de sol, óculos de grau e óculos de leitura são geralmente usados em diferentes ocasiões, mas como se desenvolveram esses tipos de óculos? Continue lendo para descobrir mais um pouco da história do nosso companheiro diário!
A História dos Óculos
A história dos óculos começa 500 anos aC. com algumas referências em textos do filósofo chinês Confúcio. No entanto, como suas lentes não tinham grau, durante séculos eles foram usados apenas como adorno ou como forma de discriminação social, principalmente para as pessoas que possuíam algum problema de saúde mental.
Os primeiros modelos de óculos de sol foram construídos pelos esquimós, durante a Pré-História, para amenizar os efeitos da luminosidade do Sol que incide sobre a neve. Eram utensílios muito simples, feitos com madeira, marfim ou tiras de baleia. Na região dos olhos, havia pequenas fendas para que a pessoa pudesse enxergar para onde estava indo.
Já a primeira lente escura conhecida era uma lâmina verde , datada no século I, utilizada pelo controverso imperador romano Nero, que gostava de assistir lutas de gladiadores usando elas, as mesmas teriam sido feitas de esmeraldas cortadas ou, segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, de vidro.
A primeira armação com lentes escuras e pince-nez (pinça de nariz) foi criada na França no século XIV, já com as primeiras hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e, até o século XX, era feito sempre com lentes verdes.
Inicialmente, os óculos eram usados apenas para leitura, melhorando a capacidade visual das pessoas com presbiopia e hipermetropia. Em 1441, surgem as primeiras lentes apropriadas às necessidades dos míopes. A solução para pessoas com astigmatismo só aparece um pouco mais tarde, em 1827.
A necessidade se tornou objeto de design.
Muitas mudanças foram feitas no design dos óculos ao longo do tempo. No início, a maioria dos óculos eram feitos de madeira, mas com o tempo o aço e o alumínio também passaram a ser utilizados.
E não só esses tipos de materiais! Você sabia que anteriormente ao comércio de cascos de tartaruga ser proibido pela convenção de CITES de 1973, diversas marcas e artesãos utilizavam a carapaça do animal para seus designs. A herança que temos dessa prática tão triste são os modelos Tortoise, que ainda remetem a beleza do animal porém de outra forma, por exemplo o bio acetato que utilizamos por aqui na Allwood!
Você sabia?
Nós não utilizamos nenhuma matéria prima de origem animal, e oferecemos uma grande diversidade de modelos inspirados nas carapaças das tartarugas (confira aqui).
Durante séculos, os óculos têm sido usados para melhorar a visão. Hoje são mais do que apenas um meio de ajudar a ver melhor; eles também são usados como parte do estilo de vida e da moda. O design do óculos mudou com o passar dos anos e agora existem muitos modelos que atendem às necessidades e às preferências de cada um.
Nós da Allwood, temos como propósito criar algo “fora da caixa” e entender novos processos de criação que agregam estilo com uma produção consciente, unindo um design justo e único. Assim, buscamos materiais e novas tecnologias para desenvolver peças de baixo impacto, resistentes e companheiras para a vida inteira. Além disso, nossos modelos não possuem regras de coleção e gênero.
Diferente do que o mercado proporciona, hoje um óculos não é apenas uma peça de necessidade, se tornou uma ferramenta de expressão que transmite personalidade.
Eai, qual roupa do rosto você quer vestir? 😉