Dia da Gastronomia Sustentável – Allwood Óculos Com Essência
Nós da Allwood adoramos falar sobre temas ligados à sustentabilidade. Por isso, dedicamos o post de hoje para falar sobre o Dia da Gastronomia Sustentável, que é celebrado no dia 18 de junho. A data foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da ONU, com o intuito de estimular práticas sustentáveis na gastronomia. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.
De acordo com o levantamento feito pela ONU, 30% de toda a comida produzida no mundo é desperdiçada todos os anos. Com isso, também é necessário incluir práticas sustentáveis para o setor da alimentação. Do pequeno empreendedor às grandes organizações multinacionais, a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais é cada vez mais importante.
Gastronomia Sustentável: o que é?
Na prática, a Gastronomia Sustentável se utiliza de alimentos naturais e nutritivos, bem como insere práticas sustentáveis nas atividades gastronômicas de cozinhas comerciais, como a redução no desperdício de alimentos, diminuição na produção de resíduos, proteção e utilização consciente de produtos em risco de extinção e valorização da agricultura familiar e pecuária sustentável. Essas práticas promovem melhorias na qualidade de vida da população local e benefícios para o meio ambiente.
Além disso, o movimento propicia mudanças na gestão operacional e tudo que a envolve, como logística, ciclo produtivo, uso de energia, destino de resíduos, coleta seletiva, etc. Tudo isso pensando na redução dos impactos ao meio ambiente, no melhor aproveitamento dos recursos naturais e na diminuição do desperdício em todas as etapas da produção. A sustentabilidade é, comprovadamente, um modelo eficaz e rentável de negócio, gerando benefícios sociais, econômicos e ambientais.
Os benefícios da Gastronomia Sustentável
A gastronomia sustentável tem, direta ou indiretamente, um importante papel social, econômico, cultural e ambiental. Dentre as principais vantagens podemos destacar:
- Conservação da biodiversidade e proteção de espécies ameaçadas de extinção;
- Valorização e estímulo à agricultura e pecuária local;
- Redução da emissão de gases poluentes e da produção de resíduos;
- Estímulo à produção e ao consumo de alimentos mais saudáveis.
Vale destacar que todos esses benefícios trazem, de alguma forma, retornos ao próprio estabelecimento. Quando a sustentabilidade e a inovação caminham juntas no setor de alimentos, o resultado são produtos com impactos ambientais positivos e grande apelo para o consumidor urbano. Produtos alimentícios sustentáveis ajudam a solucionar problemas presentes ao longo da cadeia agroalimentar e ainda podem ser mais lucrativos para quem produz e para quem vende no varejo.
UPCYCLING aplicado no setor de alimentos
A tendência do upcycling, termo resultante da junção de “up” com “reciclagem”, significa gerar novos usos para matérias-primas ou partes de alimentos que acabariam sendo descartadas no início da cadeia produtiva. Enquanto que na reciclagem normalmente temos produtos de resíduos que têm menor valor do que o produto da cadeia que o gerou (pense numa reciclagem de plásticos, que gera sacos de lixo), no upcycling a ideia é gerar produtos com maior valor do que o resíduo ou que a cadeira geradora.
Criar valor a partir de resíduos que seriam descartados é, claramente, um dos grandes trunfos da indústria de alimentos, que ao longo dos anos encontrou muitos ingredientes de valor no que seria lixo ou efluente.
O upcycling é um exemplo de solução ganha-ganha, porque contribui para reduzir o impacto ambiental do descarte de alimentos, gera receita para o produtor e atende aos anseios do mercado consumidor por produtos diferenciados e sustentáveis.
Para uma iniciativa de upcycling ter sucesso no setor de alimentos, não basta o produtor encontrar soluções para o excedente do processo produtivo e transformá-lo em produtos diferenciados. O consumidor precisa perceber a autenticidade dos produtos e o porquê de serem sustentáveis.
Comunicar a sustentabilidade, contar boas histórias e ter embalagens amigáveis completam o ciclo necessário para que os consumidores percebam mais valor agregado aos produtos alimentícios, uma condição para que a indústria e o varejo possam fazer parte do processo de inovação em conjunto com quem desenvolve as tecnologias no início da cadeia produtiva.
Quem faz a diferença
Confiram abaixo algumas iniciativas que reduzem o impacto ambiental do descarte de alimentos, gera receita para os produtores e atende aos anseios do mercado consumidor por produtos diferenciados:
Spare Snacks
A Spare Snacks lançada no Reino Unido, encontrou um destino sustentável para as muitas toneladas de maçãs e peras produzidas e não comercializadas pelos produtores por estarem fora dos padrões estéticos exigidos, as chamadas “frutas feias”. A sustentabilidade está no coração da marca, tanto que eles também procuram garantir que as embalagens sejam as mais ecológicas possíveis. No site da marca eles incentivam os clientes a deixarem as embalagens vazias nos ponto de coleta para a reciclagem.
Fruta imperfeita
As “frutas feias” também já fizeram novos modelos de negócio surgirem no Brasil, como o Fruta Imperfeita, um sistema de entrega em domicílio de frutas, legumes e verduras não comercializados pelos pequenos produtores ao varejo tradicional. Clique aqui para saber mais sobre essa iniciativa sustentável.
Refettorio Gastromotiva
Enquanto 1/3 do alimento produzido no mundo é desperdiçado, milhões de milhões de excluídos sem acesso aos alimentos em quantidade e/ou qualidade. Foi pensando nisso que os chefs Massimo Bottura (Food for Soul), David Hertz (Gastromotiva) e a jornalista Ale Forbes criaram o Refettorio Gastromotiva.
O Refettorio Gastromotiva funciona como um restaurante-escola onde chefs convidados e jovens talentos da Gastromotiva cozinham com ingredientes excedentes que seriam descartados, mas que ainda estão bons para o consumo. Os jantares preparados são gratuitos para população em vulnerabilidade social e oferece além da comida, cultura e dignidade para todos. Ao longo do tempo já salvaram 95 toneladas de alimento do desperdício, servindo mais de 113 mil refeições gratuitas a quem precisa e receberam mais de 7.000 voluntários que passaram por lá para servir e apoiar o projeto.
A equipe do Refettorio Gastromotiva é formada por talentos populares do Rio de Janeiro que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, precisando de oportunidades para crescerem e que passaram pela formação gratuita da Gastromotiva. Resgatando assim, a dignidade dessas pessoas e ampliando o combate ao desperdício de alimentos. Para mais informações sobre esse projeto e para saber como ser tornar um voluntário, clique aqui!
*
*
O upcycling é um grande exemplo de Economia Circular, e isso torna a prática ainda mais positiva, do ponto de vista ecológico, do que a própria reciclagem, uma vez que a proposta é que os resíduos sirvam de insumo para a produção de novos produtos.
A preocupação com a sustentabilidade é algo que vem sendo discutida e incentivada na sociedade nos últimos anos, por conta da má utilização de recursos ambientais do planeta. Dessa forma, diversos segmentos do mercado têm atraído cada vez mais investimentos para iniciativas sustentáveis. A sustentabilidade na Gastronomia está diretamente ligada à mudança nos impactos causados pelo consumo alimentar.
A Allwood se preocupa com o meio ambiente, fazemos a nossa parte para contribuir de forma positiva. Para quem não sabe, 75% da nossa produção deriva do processo Upcycling. E as madeiras que utilizamos são certificadas e reflorestadas.
Para saber mais sobre o nosso processo de produção, clique aqui.
Esperamos que tenham gostado, pessoal! Nos vemos no próximo post! ????
Bibliografia:
https://frutaimperfeita.com.br/?pagina=sobre
http://autossustentavel.com/2019/07/refettorio-gastromotiva.htmlhttp://www.refettoriogastromotiva.org/
https://frutaimperfeita.com.br/?pagina=sobrehttp://autossustentavel.com/2019/07/refettorio-gastromotiva.html
https://nacoesunidas.org/onu-cria-dia-da-gastronomia-sustentavel/
https://nacoesunidas.org/fao-30-de-toda-a-comida-produzida-no-mundo-vai-parar-no-lixo/
https://www.lojabrazil.com.br/blog/gastronomia-sustentavel/
https://srainovadeira.com.br/upclycled-foods-fancy-food-show-2018/