Dia do Cinema Brasileiro - 5 Filmes Nacionais Allwood
Fala, Família. Semana passada não nos vimos por aqui, espero que tenham sentido saudade, pois nós sentimos rs
Hoje, 19 de Junho é celebrado o dia do Cinema Brasileiro, em homenagem ao dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto o primeiro cinegrafista e diretor do país registrou as primeiras imagens em movimento no Brasil, em 1898. Bacana, né?
Há quem diga que Brasil não faz filmes bons e todos são sempre iguais, pois eu afirmo e confirmo que isso não se aplica de modo algum. O Cinema Brasileiro possui muitas obras-prima que vale a pena conhecer. Em nossa lista não falaremos dos grandes clássicos brasileiros que todos já conhecem ou já ouviram falar, como Central do Brasil, ou Tropa de Elite, Cidade de Deus, Carandiru e tantos outros. Não que esses não mereçam ser vistos, mas sim que priorizamos filmes mais atuais de até 10 anos atrás. Vamos conhecer um pouco da história de cada um – Sem Spoilers – e se programar para assistir no feriadinho que está chegando?
1 – Aquarius
Um dos filmes Brasileiros mais comentados de 2016, se não o mais, conta a história de uma mulher aposentada que vive no prédio Aquarius em Pernambuco. O filme é dirigido pelo Kléber Mendonça Filho, e mostra a resistência dela em tentar se manter no prédio, onde todos os condomínios a volta foram comprados para a construção de um novo empreendimento. Seu maior objetivo é continuar no lugar onde ela morou a maioria da sua vida e assim manter viva as suas memórias.
O filme mostra um confronto intrigante entre a Sônia Braga (atriz) e Humberto Carrão (ator), onde ele é o engenheiro que quer colocar o seu prédio a baixo. Além do filme ser muito bom, possui uma trilha sonora linda e uma fotografia incrível que vale a pena ser contemplada.
Elenco: Sônia Braga, Humberto Carrão, Maeve Jinkings, Irandhir Santos.
Ano: 2016
Direção: Kléber Mendonça Filho
2 – Dois Coelhos
A segunda dica, é o filme Dois Coelhos, dirigido por Afonso Poyart. Muita ação, tiros, perseguições, sequências em câmera lenta, e uma narrativa não linear. Parcialidades à parte, esse é um dos que você não pode deixar de assistir na minha humilde opinião. O filme gira em torno de uma trama complexa e envolvente, onde o final é de cair o queixo. Como prova de ser um filmaço, Hollywood já comprou os direitos para faze um remake, então imagina que pouca coisa não é 🙂
Elenco: Alessandra Negrini, Caco Ciocler, Fernando Alves Pinto.
Ano: 2012
Direção: Afonso Poyart
3 – O Lobo Atrás da Porta
Estrelado pela atriz Leandra Leal e pelo ator Milhem Cortaz, que a maioria devem lembrar como o Fábio do Tropa de Elite. A filha do personagem Milhem some e fica a suspeita de sua amante ser a sequestradora. Na trama acontece toda a investigação para ver o que ocorreu com a menina. Com uma atuação impecável da Leandra Leal, esse é um dos mais pedidos e não pode ficar de fora de jeito nenhum. Ufa! Haja fôlego pois só tem filmão aqui.
Elenco: Leandra, Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento
Ano: 2013
Direção: Fernando Coimbra
4 – Que horas Ela volta?
Regina Casé interpreta Val, uma mulher carinhosa que há treze anos trabalha como empregada doméstica para uma uma família de classe média alta em São Paulo. Sua filha, Jéssica, na qual ela não vê a mais de 10 anos vai para São Paulo morar com ela para estudar para o vestibular. Sua chegada causa uma reviravolta e coloca em cheque a hierarquia de classes do ambiente e expõe todo o preconceito mascarado da família. Só pela crítica vale muito a pena, sem diminuir a atuação da atriz Regina Casé que está primorosa. Escrito e dirigido pela Anna Muylaert, onde ela faz um trabalho excepcional, com um roteiro muito bem escrito.
Elenco: Regina Casé, Helena Albergaria, Michel Joelsas
Ano: 2015
Direção: Anna Muylaert
5 – Boi Neon
O último filme da nossa lista, relativamente recente, de 2015 e muito aclamado pelos críticos, é estrelado pelo ator Juliano Cazarré e dirigido pelo Gabriel Mascaro. O filme possui vários contra-pontos, onde você têm um protagonista que é vaqueiro e o sonho dele é ser estilista e trabalhar com moda. O personagem é heterossexual, e o filme apresenta uma critica muito forte do machismo em relação a nossa sociedade estereotipada em que vivemos. Com uma atuação extraordinária do Cazarré, vale a pena assistir e refletir sobre algumas coisas do nosso cotidiano. Fica a dica!
Elenco: Juliano Cazarré, Maeve Jinkings, Josinaldo Alves
Ano: 2015
Direção: Gabriel Mascaro
O cinema do Brasil é riquíssimo! Direções Impecáveis, atuações inesquecíveis, trilhas sonoras maravilhosas e fotografias muito bem feitas que merecem e devem ser valorizadas. Precisamos tirar a imagem que Brasil não têm filmes bons e possui roteiros sempre iguais.
Infelizmente muitas pessoas não têm acesso a uma grande diversidade de filmes e são restringidas aos que aparecem apenas em Tv aberta. Porém, não podemos esquecer das produções maravilhosas e as vezes um pouco “esquecidas” do cinema nacional. Dicas dadas, agora é preparar a pipoca e chamar a cia para essas dicas que separamos com muito carinho.
Hoje ficamos por aqui! Esperamos que tenham gostado e não esqueçam de comentar o que acharam das dicas 😉
Até a próxima semana, família.