Fábrica Bhering - Allwood Óculos de Madeira
Olá, família. Tudo bem? Vocês que nos acompanham no Instagram, devem ter visto algumas fotos do ensaio lindo que produzimos com as maravilhosas @lara_elias e @marielaiex, que de clientes viraram nossas modelos. A entrega dessa dupla foi completa, disposição e a evolução no passar do dia foi incrível. Além disso, teve outro fator que foi para lá de especial nesta produção, o local. Hoje vamos contar a história da Fábrica Bhering, onde fizemos um ensaio cheio de energia e entrega, em um espaço lindo, repleto de histórias e muita arte envolvida. Confira a baixo e conheça um pouco sobre esse espaço bem no Centro do Rio de Janeiro.
A FÁBRICA BHERING
Fundada nos anos 30, a fábrica da Bhering, localizada no bairro do Santo Cristo, na zona portuária do Rio De Janeiro, abasteceu o mercado carioca de chocolates durante muitos anos antes de ser desativada na década de 70.
Casualmente neste momento o empresário Ruy Barbosa, apaixonado por café, estava em busca de um nome para batizar a marca de café solúvel que sua empresa pretendia lançar no mercado europeu. Foi nesse contexto que Ruy se torna dono da Fábrica Bhering e sua história se juntou a ela.
A pós a resseção do café, sua família começou a fazer bolinhos, doces e acabaram usando a estrutura da fábrica para produzir e vender merenda escolar a escolas públicas. Foi um sucesso! Mas ao chegar o Plano Collor, o governo suspendeu os contratos de 12 empresas que forneciam merenda e na época oito delas quebraram.
DA CRISE, A IDEIA
A situação complicou-se após o Plano Collor e para não falir de vez, o empresário decidiu aproveitar o espaço da fábrica para locação. Abriu duas empresas: a Bhering Estúdios, que passou a alugar as instalações para equipes de cinema e novelas, e a Bhering Locação, que cuida principalmente de ateliês de artistas plásticos. No começo atraiu também pequenas fábricas e empresas interessadas em usar o prédio como depósito. Inclusive a Fábrica já foi palco de diversas gravações de sucesso do cinema brasileiro, como Olga e Meu Nome não é Jhonny.
Atualmente o espaço é alugado para fotógrafos, artistas plásticos e artesãos que ali montaram estúdios e ateliês abertos ao público. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos artísticos. Hoje, reúnem-se mais de 50 artistas e 20 pequenas empresas que se juntaram pela dificuldade financeira de manter um espaço de produção particular. Unidos, transformaram a fábrica onde eram produzidos doces em um efervescente centro de todas as Artes. Dos ateliês reunidos, encontra-se os dedicados à escultura, pintura, literatura, fotografia, vídeos, performance, instalação, restauração, desenho, trabalhos em multimídia, entre muitas outras modalidades em uma pluralidade de estilos e ideias.
E esse foi o palco do nosso ensaio, confiram algumas fotos dessa produção na Fabrica Bhering feito com muito carinho por todos os envolvidos.
A história desta fábrica e do que ela se tornou é incrível, porem essa não é a metade do que ela ainda pode contar para você. E para quem quer conferir de perto todo esse espaço, o primeiro sábado do mês acontece o circuito interno onde todas as lojas e ateliês estão abertos para visitação.
A Fábrica Bhering fica na Rua Orestes, 28 – Santo Cristo.
Entrada Gratuita e estacionamento no local.
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta das 9h às 18h e Sábado das 13h às 20h.
Até a próxima família.