Museus Para Visitar, Sem Sair De Casa! - Allwood Óculos De Madeira
Olá! Nós da família Allwood dedicamos o post de hoje para celebrar o Dia Internacional dos Museus, que é comemorado no dia 18 de maio. O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural de um povo, e responsáveis por seu patrimônio material ou imaterial. No início, sua finalidade era apenas de salvaguardar e não de disseminar as informações culturais. Eram locais restritos e elitizados, mantidos por pessoas com algum poder aquisitivo. Anos mais tarde se tornam no que conhecemos atualmente, ou seja, aberto ao público em geral, sem distinções, local livre, de caráter educativo, cuja missão é recuperar, preservar e disseminar a memória coletiva por meio de seus objetos.
O museu tem o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios. É o espaço ideal para despertar a curiosidade, estimular a reflexão e o debate, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais.
Vamos aproveitar essa data no período de isolamento para visitar e conhecer alguns museus? Diversos museus do mundo oferecem visitas virtuais aos seus acervos e coleções, assim como percursos que simulam visitas presenciais, em suas plataformas digitais. Então, venham com a gente conferir:
Visita virtual aos Museus Brasileiros
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Um dos principais museus de São Paulo, a Pinacoteca do Estado já disponibilizou não só seu acervo, mas o próprio espaço do museu digitalizados há alguns anos em sua visita virtual. As imagens panorâmicas e o uso de realidade virtual criam uma experiência imersiva no ambiente do museu, que permite ver sua coleção permanente com grande aparato informativo complementado por vídeos e notas sobre as obras, assim como o edifício que teve seu projeto expográfico projetado em 1998 por Paulo Mendes da Rocha, Eduardo Colonelli e Weliton Ricoy Torres. O museu virtual está disponível em português, inglês e espanhol.
Museu Nacional do Rio de Janeiro
O caso do Museu Nacional do Rio de Janeiro é um exemplo de que a internet pode servir à memória de forma sensível e até mesmo nostálgica. Em uma ação promovida pela instituição em conjunto com o Google Arts & Culture, é possível visitar virtualmente o espaço do museu da forma como estava antes do incêndio que devastou o edifício e seu acervo em 2018. Com imagens feitas em 2016, a plataforma disponibiliza um tour guiado pelo ambiente e relembra coleções a partir de uma aproximação em algumas obras.
Museu Oscar Niemeyer – Paraná
Os museus de arquitetura também participam do movimento de levar o público virtual a uma experiência de aproximação com seus acervos. Um exemplo notável é o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas de alguma forma à produção do arquiteto, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível, ainda, relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pelo museu.
Visita virtual aos Museus no Exterior
Museu do Louvre – Paris
O Museu do Louvre faz parte da lista de desejos de muitos viajantes e ele é mesmo sensacional! Apesar das longas filas que são comuns e da corrida incansável para chegar à Mona Lisa, o Louvre deve e merece ser visitado com calma. Aproveite então o passeio virtual para curtir detalhes das obras (algumas delas em alta resolução e riqueza de detalhes) e corredores sem as dezenas de pessoas fazendo selfie ao seu lado. A parte chata da visita virtual ao Louvre é precisar instalar o Flash (para quem ainda não tem disponível no computador). O Louvre não está entre os melhores sites de museus virtuais, mas certamente está entre os melhores museus do mundo. Não perca a visita! O museu virtual está disponível em francês, inglês, espanhol e outras línguas.
Museu da Acrópole – Grécia
O Museu Arqueológico de Atenas é visita imperdível para quem vai à capital da Grécia, mas também merece a sua visita online. O espaço preserva boa parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental. Inaugurado em 2009 – o primeiro museu foi fundado em 1878 -, o moderno prédio possui várias galerias lindíssimas, entre elas a que expõe cinco Cariátides. O site do Museu da Acrópole não é dos melhores, mas o passeio pelo museu no Google Arts & Culture ajuda a dar um gostinho do que é o lugar. O museu virtual está disponível em inglês, francês, italiano, espanhol, grego, alemão e outras línguas.
National Museum of Natural History – EUA
A popularidade do National Museum of Natural History entre os turistas pode ser explicada pelo incrível acervo. São mais de 126 milhões de espécimes e artefatos que encantam os visitantes. Logo na entrada do museu, você será recebido por um amigável elefante. E este é só o começo da viagem. Ao longo dos corredores, você irá se deparar com animais fantásticos, uma gigantesca réplica de baleia azul pendurada no teto, aquários que contam um pouquinho sobre os mares e oceanos, esqueletos de dinossauros e muito mais! Famoso pela interatividade que oferece aos visitantes, o National Museum of Natural History, do grupo Smithsonian, não desaponta online. No site oficial é possível percorrer os corredores clicando no mapa disponível na página e ainda ver de perto algumas das atrações e o materiais em exposição em 360º ou em realidade virtual. O museu virtual está disponível em inglês.
*
*
*
As visitas online também são interessantes por viabilizarem o acesso à arte e à cultura de forma mais ampla e facilitada, e podem ser um estímulo àqueles que não têm por hábito na vida este tipo de atividade, para que um possível interesse se desperte e, passado o período de fechamentos, fomente a participação ativa no circuito museológico e artístico disponível nas cidades. Sabemos que o tour virtual não é a mesma coisa do que fazer uma visita presencial a um museu, mas é uma forma de matarmos a saudade dos passeios culturais e entrar em contato com a arte, história, entre em outras coisas nesse momento de isolamento social.
Esperamos que curtam os passeios virtuais pelos museus! Até o próximo post! ????
Bibliografia:
https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/visite/visita-virtual-3D
https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil