ONG Mar Limpo - Allwood Óculos de Madeira
Mais da metade do oxigênio que respiramos, vem dos pequenos vegetais que absorvem gás carbônico da atmosfera e realizam a fotossíntese. Esses pequenos seres, os plânctons, são a base da alimentação de todos os ecossistemas marinhos. Cerca de 80% da vida do planeta vive nos oceanos, e dependem diretamente dos plânctons. Mas nos últimos anos, uma nova ameaça surgiu para todo esse ciclo, que põe em risco todos os ecossistemas do mundo inteiro.
O Lixo jogado nos Mares e Oceanos.
A estimativa global é de que haja 8 milhões de toneladas métricas de plástico indo para os oceanos a cada ano, o que equivale a um caminhão de lixo cheio de plástico sendo despejado a cada minuto. Além do plástico, há muitos outros materiais que são descartados nos oceanos, que preocupam ambientalistas, ativistas, mas também deveria preocupar a todos nós.
Acreditamos que cada um fazendo sua parte, no final teremos uma grande diferença. Trazer para si esses novos hábitos, questionamentos e compartilhar com os outros a importância de nos conscientizarmos sobre esses perigos, é de suma importância para promover um mundo com menos lixo.
Por isso, hoje no blog, vamos contar um pouco sobre uma associação, fundada em 2008 no interior de São Paulo, que promove ao máximo o reaproveitamento de materiais retirados dos mares. Confira abaixo sobre esta incrível iniciativa.
MAR LIMPO
O Mar Limpo é uma Associação nacional que remove ativamente o lixo dos oceanos e das costas, cria e comercializa produtos e faz eventos que inspiram as pessoas a trabalharem juntos por oceanos mais limpos.
Foi fundada em 2008 pelo Capitão, Luiz Carlos Cabral, com o intuito de diminuir o impacto ambiental e promover ao máximo o reaproveitamento de materiais através do processo de Upcycling.
Para quem não está familiarizado com este termo, vamos dar uma pincelada abaixo:
“Upcycling é processo de transformar resíduos que seriam descartados, em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. O objetivo é valorizar o material considerado como “inútil”, utilizando a maior parte possível do produto ou todo o material na criação de algo novo, que possa prolongar seu ciclo de vida e diminuir o volume de lixo.
Se você não conhece este processo, de uma olhadinha em nosso post neste link, onde explicamos com mais detalhes o que é o Upcycling, e também como utilizamos em nossas produções.
Como funciona?
Segundo a ONG, de maneira bem simples, os resíduos são retirados do mar e dos estuários, e após esta limpeza, buscam saber qual a melhor destinação que reverta em consciência e valores. Por se tratar de uma ONG, toda ajuda nas saídas em alto mar são feitas de maneira voluntária. A Associação disponibiliza o barco, e os instrumentos para a coleta. Dependendo do material recolhido do mar, existe uma forma para fazê-lo. O vídeo abaixo mostra a equipe em alto mar coletando restos de isopor.
A Ong Mar limpo, busca parcerias com a mesma sinergia e foco que eles, a preservação do meio ambiente, através de pessoas engajadas para promover e disseminar a consciência e informações sobre o assunto. Com isso, vamos falar sobre uma parceria que gerou grandes valores para ambas as partes.
Parceria Santa Costura de todos os panos
Um projeto foi a parceria firmada com a marca Santa Costura de todos os panos, na qual proporcionou o lançamento da coleção Mar Limpo, desenvolvida a partir de materiais retirados do mar, com objetivo de diminuir os impactos ambientais. Além disso, o projeto possibilitou transformar os resíduos em roupas e utensílios, para gerar recursos para o ONG.
A partir de lonas retiradas do mar, na região de São Sebastião (SP), a estilista Gabi desenvolveu uma mini-coleção de bolsas, conforme mostra nas fotos abaixo.
Além das bolsas, outras peças foram desenvolvidas pela Gabi e sua equipe, como pantacourts e blazers, também feitos a partir de lonas descartadas de barcos. Tudo é criado em pequena quantidade e cada peça carrega uma história. Uma coisa muito bacana mencionada pela equipe, é o fato das redes não serem reformadas, se elas possuem algum furinho ou defeito, ela continuará do jeito que foi coletada.
“As peças foram desenvolvidas unindo a lógica do reaproveitamento proposta pela Mar Limpo, à filosofia da própria Santa Costura, que preza por uma experiência diferenciada e que agregue sentido entre todas as pontas do processo, da produção ao cliente final. A ideia de Gabi, sempre foi maior do que apenas vender roupas. A Santa busca oferecer inovação e transparência com suas peças, produzidas com respeito à mão de obra e pensando sempre no meio ambiente, sem perder a identidade. Criar a partir de uma lógica sustentável está na nossa essência, por isso, a proposta de Caio foi mais do que bem-vinda.”
Fonte: http://santacosturadetodosospanos.com.br/blog/mar-limpo-sctp
“Essas redes que eram usadas para pescar camarão, peixes… Pensar em quantas pessoas se alimentaram desta rede é um processo encantador”, comenta Gabi.
O projeto reverteu renda para a limpeza dos oceanos e reaproveitamento de resíduos, por isso todas as peças piloto foram doadas para a ONG, a fim de oferecer continuidade ao projeto. Além disso, uma vez comercializadas estas peças, foi possível gerar recursos para que o Mar Limpo pudesse ampliar sua área de atuação, e criar campanhas educativas junto à população de todo o litoral com ênfase nas escolas, bem como em ações com turistas.
Para conhecer mais sobre a Santa Costura e o projeto, acesse o link aqui.
Entre muitas ONGs e projetos bacanas, hoje, compartilhamos não por acreditarmos ser o mais importante, mas sem dúvida crucial para a futuro da humanidade. São problemas reais, e quanto antes conseguirmos conscientizar e informar as pessoas do real problema que estamos enfrentando, mais otimistas estaremos em resolver e solucionar a situação. Se não fizermos nada a respeito, em pouco tempo, teremos mais plástico do que peixe em 2050. E agora, imagina os outros muitos resíduos que são descartados? Ainda que seja grave, existem soluções para reverter e diminuir esses impactos negativos em nosso meio ambiente, e através da informação, consciência, ONGs, ideias, e trabalho árduo, tudo é possível.
Não basta mudar apenas a consciência das pessoas, mas também das empresas e governos do mundo todo. Buscar informações e soluções, de como reduzir o uso de descartáveis de ciclo muito rápido, como é o caso dos terríveis canudinhos plásticos, é fundamental também para a preservação do meio ambiente. É claro, sempre podemos começar por nós mesmos, mudando os nossos hábitos no dia-a-dia.
Para entender mais e poder participar desse lindo e inspirador projeto, confira as mídias, e contatos abaixo:
Endereço:
Av. Guarda Manoel Hipólito do Rego, 1386 / Sala 03 –
Pontal da Cruz
Caixa Postal 70 – Cep: 11.600.970
São Sebastião – SP
Telefone:
(012) – 3892-2355 (012) – 98168-4217
Mídias Sociais:
https://www.facebook.com/Mar-Limpo-Brasil-1608130579472618/
Fontes:
www.marlimpo.org.br/
www.menos1lixo.com.br
www.pensamentoverde.com.br
http://santacosturadetodosospanos.com.br/blog/mar-limpo-sctp