Projeto Rio Eco Pets - Allwood Óculos Com Essência
Olá, pessoal!
Sabiam que as tampas plásticas dos produtos que utilizamos em casa podem ter um destino bem melhor do que a lixeira!? Isso mesmo! ????
Hoje vamos falar sobre o Rio Eco Pets, o projeto que coleta e vende tampas plásticas para reciclagem, e doam o valor arrecadado para a castração de animais. Esse lindo projeto, além de ajudar a causa animal, ao mesmo tempo protege o meio ambiente.
Querem saber mais!? Então, confiram abaixo:
Rio Eco Pets
Tudo começou em janeiro de 2018, quando quatro amigas se juntaram e começaram a coletar tampinhas plásticas para reciclar e reverter o valor para castrar animais de protetoras independentes e ONGs do Rio de Janeiro. A ideia surgiu de projetos similares que elas conheceram no Sul do país. Mas elas nem imaginavam que receberiam tantas doações e transformaria tantas vidinhas! O projeto conta com 250 voluntários e 170 pontos de coleta espalhados por diversas cidades do Rio como Friburgo, Niterói, Saquarema e São Gonçalo. A iniciativa já reciclou mais de 94.616,89 kg de plástico, e possibilitaram 684 castrações de cães e gatos!
O objetivo do projeto é preservar o meio ambiente e ajudar a causa animal, pois produzimos muito lixo que nem sempre é descartado corretamente. O lixo plástico é um grande vilão dos mares e de todo o nosso ecossistema, e sua reciclagem é extremamente necessária. Como é o caso do Rio Eco Pets, a reciclagem é uma forma de responsabilidade ambiental e também fonte de renda para muitas famílias. Para o grupo, fonte direta para outra causa, a animal. Na capital carioca, não há sequer dados sobre a situação dos animais de rua, mas instituições como a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), que desde 1943 atua na cidade, lutam contra o número crescente e situações de super lotação.
O projeto é voluntário e atua sem qualquer incentivo financeiro, por isso precisa de pessoas que decidam fazer parte da iniciativa, que também conta com ajuda dos estabelecimentos parceiros, que disponibilizam os pontos de coleta. A iniciativa já ganhou voluntários famosos, como o casal de atores Sophia Abrahão e Sergio Malheiros.
Além de doar castrações e alguns atendimentos veterinários, o grupo realiza palestras em escolas públicas e particulares, empresas e eventos. Eles conscientizam crianças e adultos sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e o respeito aos animais, pois a castração é a solução para evitarmos o aumento de bichinhos abandonados.
A escolha de quem vai receber a castração funciona seguindo uma lista de ONGs e protetores independentes cadastrados no projeto, fazendo um rodízio para que todos sejam ajudados. Os voluntários procuram novas alternativas para ajudar os bichos. Eles pretendem oficializar e transformar o projeto em ONG, vender camisetas e canudos ecológicos e criar um aplicativo.
Como ajudar?
É muito simples! Confira abaixo:
1 – Você junta as tampas plásticas de: garrafas pets, potes de sorvete, requeijão, manteiga, achocolatado, canetas, produtos de higiene, produtos de limpeza etc. Eles também aceitam lacres das tampinhas, cápsulas de café de plástico, potes pequenos de plástico e estojinhos de lentes de contato. Lembrando que as tampinhas devem ser higienizadas, não podem ser entregues com sujeira, para ajudar o trabalho dos voluntários.
2 – Leva até um ponto de coleta na sua região (você pode consultar os pontos de coleta na página do Instagram, clicando aqui!)
3 – Após isso, voluntários recolhem o material doado, armazenam e levam para a reciclagem;
4 – O dinheiro arrecadado é doado para projetos e protetores independentes da causa animal.
Dica muito importante:
Você também vai ajudar muito entregando as suas tampinhas separadas por cor em caixas de papelão, ou sacos reforçados (como os de gelo). Quando as tampinhas misturadas são recicladas, o produto final é preto, gerando um alto custo para receber a pigmentação de qualquer outra cor e com isso, o projeto recebe um valor menor na venda. Já no caso das tampinhas separadas por cor, o produto final mantém a pigmentação original e tem um valor maior. Assim, eles conseguem ajudar mais abrigos e animais.
A separação das tampinhas deve ser realizada nas seguintes cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, preto, roxo, rosa, dourado, marrom, cinza (prata fica junto) e branco (transparente fica junto). Seguindo essa separação, cada cor vai ficar em uma embalagem diferente.
Como se tornar um voluntário:
Se você quer se tornar um voluntário ou se você for dono de um estabelecimento e quiser fazer dele um ponto de coleta de tampinhas, não deixe de entrar em contato com a Rio Eco Pets através do Instagram, Facebook ou e-mail do projeto: rioecopets@gmail.com ????
Viram como é simples ajudar esse lindo e importante projeto?
Tudo pode começar com apenas uma tampinha!
Então, vamos separar as tampinhas plásticas e ajudar os nossos amigos de 4 patas!? 😉
Ah, e o nosso amiguinho acima está usando o modelo Half Half Tranparente Grau, clique aqui para conhecer! ????
Até o próximo post, pessoal!
Bibliografia:
https://www.instagram.com/rioecopets/
https://www.facebook.com/rioecopets/