Vamos com Calma, Controle a Ansiedade - Allwood Óculos De Madeira.
Como controlar a ansiedade no período de quarentena?
Nesse período de quarentena, buscamos ocupar um tempo livre que não existia. Para não termos a sensação de inutilidade, tentamos preenchê-lo ao máximo. Além disso, as mudanças em nossas rotinas e a incerteza do que virá pela frente, contribuem para o aumento dos níveis de ansiedade.
Segundo a OMS, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo. Sentir um pouco de ansiedade é normal, pode até melhorar o nosso desempenho, mas existe um limite.
Depois de certo ponto, o excesso de ansiedade só nos atrapalha e bloqueia o nosso cérebro. Desta forma a ansiedade pode provocar comprometimento deste sistema e enfraquecer a resposta imunológica natural.
Encontrar meios de contenção da ansiedade protege não só a saúde mental, como também permite que estejamos aptos a agir com foco, discernimento e criatividade diante aos desafios que estamos enfrentando.
Mas como manter a mente saudável frente a esse cenário?
Separamos algumas dicas para controlar a ansiedade e evitar frustrações nesse momento de isolamento necessário. Confira abaixo:
Crie uma rotina
Manter a rotina é uma forma simples de proteger a organização mental.
Estabeleça horários fixos de trabalho, pausas, refeições e não se esqueça de criar momentos de lazer e de descanso.
Procure se vestir com roupas confortáveis, criar um ambiente agradável para realizar as suas atividades e se alimentar bem ao longo do dia. Não faça do home office uma desculpa para trabalhar mais horas do que o devido. É preciso aprender a encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal nessas horas, caso contrário, você estará descuidando da saúde mental.
Pratique exercícios físicos
Quando se está em quarentena, é fácil a rotina cair em trabalhar, assistir TV e dormir. A atividade física é muito importante e muito benéfica nesse momento. Além de nos ajudar a não nos sentirmos mal durante o isolamento, também nos ajudará a ‘limpar as nossas mentes’. Pratique o exercício que puder em casa, e mantenha-se ativo.
Alguns aplicativos, como o Nike Training, fornecem treinos variados que podem ser feitos em casa. ????
Meditação e exercícios de respiração
A meditação e respiração podem ser feitos em qualquer lugar da sua casa. Irão te ajudar a diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de serem benéficas para o fortalecimento do seu sistema imunológico. Quando a nossa mente vai bem, o corpo fica mais forte também!
O exercício de respiração é bem simples: inspire profundamente, segure por um tempo e vá soltando o ar lentamente.
Na meditação, você precisa apenas se sentar em uma posição confortável, fechar os olhos e não se prender a nenhum dos pensamentos que lhe ocorrerem. Caso você nunca tenha praticado, a recomendação é utilizar aplicativos com meditações guiadas, que poderão ser úteis no começo.
Use a tecnologia para se conectar com as pessoas
Socialize com o seu círculo de amigos e familiares, fazendo chamadas de vídeo, conversando nas redes sociais ou pelo telefone. Por mais que o isolamento social seja muito frustrante, vivemos em uma era onde a tecnologia é capaz de ajudar a superar este momento.
É importante se manter de alguma forma conectado às pessoas que você ama. E também é uma ótima maneira de se distrair e passar o tempo. O ser humano é uma “criatura” social.
Ficar isolado pode ser bastante complicado e agrava a ansiedade e o estresse do momento.
Diminua o acesso às informações sobre o coronavírus
É importante saber que todas as orientações e dicas de prevenção já foram dadas. Evite focar em buscar mais informação relacionada ao tema, pois para a pessoa que está desenvolvendo uma crise de ansiedade a busca desenfreada por informações vão apenas potencializar a crise.
Controle a quantidade de tempo que você passa assistindo, lendo ou ouvindo notícias que te trazem angústia. Uma sugestão é separar horários específicos do seu dia para fazer isso.
Não acredite em nada que não seja suportado pelas seguintes entidades: Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Centro Europeu de Controlo de Doenças ou Imprensas credíveis. Tome cuidado com informações falsas que circulam nos grupos de WhatsApp. Você pode ficar preocupado sem motivo, passar a informação pra frente e preocupar mais alguém com base em algo que nem é verdade.
Esperamos que essas dicas ajudem a passar por esse momento de uma forma mais leve e sem cobranças. ????
Podemos tornar essa pausa obrigatória mais prazerosa, dedicando o nosso tempo e a nossa atenção a coisas que fazem com que a gente se sinta bem!
Aproveite esse momento para refletir, repensar o futuro e reavaliar os prazeres simples da vida, como estar com as pessoas que gostamos.
E não esqueça de lavar as mãos!! ????
Bibliografia
https://www.bbc.com/portuguese/geral-51959967
https://exame.abril.com.br/ciencia/brasil-e-o-pais-mais-ansioso-do-mundo-segundo-a-oms/
https://exame.abril.com.br/carreira/manual-de-sobrevivencia-a-ansiedade-em-tempos-de-quarentena/