Seus óculos de grau prontos em 300 minutos, topa?

Novembro Azul: Origem e importância

Primeiros passos da campanha Novembro Azul

O movimento do Novembro Azul é uma medida de prevenção destinada ao público masculino, tão importante quanto o Outubro Rosa (matéria já descrita aqui no blog). Neste mês em especial, existem incentivos levando o público masculino à realização do exame de toque (caso seja necessário), buscando evitar tal enfermidade, caracterizada por um aumento descontrolado de células cancerígenas na próstata, na qual acomete uma grande porcentagem no Brasil e ao redor do mundo. 

O movimento se originou na Austrália, inicialmente por um grupo de amigos, que percebendo a importância do exame da próstata, criaram campanhas de conscientização na internet e na comunidade com o bigode como símbolo, além da cor azul marcante nas roupas. Tempos depois surgiu a Movember Foundation, uma organização que buscava fundos para o tratamento do câncer de próstata. Porém, o movimento do Novembro Azul chegou ao Brasil apenas em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia e que, atualmente, ainda busca vencer os paradigmas que impedem a propagação do movimento. 

A importância do exame de toque

O exame do toque retal é imprescindível visando evitar o câncer de próstata. Assim como o da palpação da mama em mulheres, o toque retal é uma forma de prevenção e deve ser realizado exclusivamente por um especialista no assunto.

O exame não deve ser menosprezado, seja por estigmas relacionados ao assunto ou por medo, pois a saúde deve estar acima de todas as circunstâncias e, por isso, nós da Allwood te damos algumas dicas de como se prevenir e superar os estigmas:

  • Todos os homens a partir dos 50 anos precisam realizar o exame, pois os efeitos do câncer originaram-se justamente por essa faixa etária. Homens que possuem recorrência no histórico familiar, precisam estar mais atentos à realização do exame. 
  • O exame não diminui em nada a masculinidade, um dos preceitos que muitos homens acusam ferir, sendo que, ao realizar tal tratamento, mostra-se uma incrível força de vontade, caráter e de amor à vida que possui. 
  • O acompanhamento precoce é importantíssimo, pois os sintomas não se apresentam nas fases iniciais. Cerca de 90% dos tumores acabam aparecendo já em fase avançada, diminuindo as chances de um tratamento de sucesso.
  • Caso sinta algum desses sintomas, procure um médico especialista com urgência: Dor óssea; Sentir dores ao urinar; Vontade de urinar frequentemente; Apresentar sangue na urina e/ou no sêmen. 
  • Práticas como exercícios diários, alimentação saudável e não ter a prática de fumar cigarros, por exemplo, ajudam consideravelmente na prevenção da doença.

 

Fazer parte da difusão dessa campanha tão importante ajuda não apenas na conscientização mas também na redução do índice de casos de câncer de próstata. Utilize roupas azuis, propague em suas redes sociais, converse com amigos e desmistifique esse papo de machismo. Com certeza a sua parte estará sendo feita!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on telegram
Share on linkedin

Posts Relacionados

lentes-polarizadas-oculos-de-sol

Lentes Polarizadas

Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar! Não é verdade? Muitos de nós já ouvimos falar, mas nunca entendemos

[html_block id="258"]
Set your categories menu in Theme Settings -> Header -> Menu -> Mobile menu (categories)
Create your first navigation menu here
Shopping cart
Start typing to see posts you are looking for.