Curiosidades Sobre a Copa do Mundo - Allwood 2022
Para começar a abertura da copa…
Vamos para a vigésima segunda edição deste evento esportivo organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá no Catar. A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026, onde será sediado no Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipes.
Ela chegou! Mas será que você sabe sobre o roubo da famosa taça da Copa do Mundo?
isso mesmo, não só uma, mas duas vezes. Vem conferir essa história e outras curiosidades para você ficar por dentro de todo esse evento 🙂
E aí, que história é essa?
A cidade de Londres, na Inglaterra, foi palco do primeiro roubo da taça da Copa do Mundo, em 1966. O troféu desapareceu e foi encontrado no mesmo ano, enterrado e enrolado em um jornal. O herói que achou o valioso artigo do futebol, foi um cão chamado Pickles, da raça Collie.
Já o segundo roubo foi em 1983 e aconteceu no Brasil. A taça sumiu da sede da CBF, no Rio Janeiro e segundo histórias, foi derretida e transformada em barras de ouro. Apesar da versão oficial de que a taça teria sido derretida, nunca se soube qual foi o verdadeiro paradeiro do troféu roubado. Além disso, nada justifica a ideia da Confederação Brasileira em expor o troféu original e deixar réplica guardada em seu cofre.
Ué, mas a taça fica com o a seleção ganhadora?
A primeira taça é a famosa Jules Rimet conquistada em definitivo pelo Brasil, na Copa de 1970. Antigamente, a seleção que conseguisse ser tricampeã, ficaria com o troféu e como a amarelinha foi a primeira a realizar o feito, teve a honra de ficar com a taça.
Na edição seguinte, em 1974, foi inaugurada a segunda taça, apelidada de “Troféu da Copa do Mundo FIFA”, projetada pelo italiano Silvio Gazzaniga.
Após o lançamento do segundo modelo da taça da Copa do Mundo, as regras foram alteradas e mais nenhuma seleção teria o direito de ficar definitivamente com o troféu. Desde então, os campeões têm o nome gravado no troféu e ficam com uma réplica.
Agora que você já descobriu sobre o roubo, vamos para o início de tudo…
Criada pelo francês Jules Rimet em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA, o evento tinha o intuito de unir pessoas de diversos países em prol de apenas um tema, o futebol. A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta e, a cada quadriênio, bilhões de pessoas assistem aos jogos realizados. As edições de 2010 (que ocorreu na África do Sul) e 2014 (no Brasil) contaram com cerca de 3,2 bilhões de espectadores, segundo dados compartilhados pela Fifa. A final da Copa do Mundo de 2014 registrou, sozinha, aproximadamente 1 bilhão de espectadores.
Chegou a hora das pílulas das copas 😉
Sabemos o quanto você esperou (e nós também), então para animar ainda mais a sua torcida, separamos algumas curiosidades para você dividir com seus amigos.
Se você não entende nada de futebol, mas quer ficar por dentro do assunto… O MOMENTO É ESSE!
10 CURIOSIDADES SOBRE A COPA DO MUNDO
- A primeira Copa do Mundo ocorreu no Uruguai em 1930. O país sul-americano foi escolhido após vencer as duas disputas da categoria nas Olimpíadas.
- Já foi sediamos a copa por duas vezes. O Brasil já havia sediado a Copa em 1950. Essa foi a primeira Copa depois de 12 anos, pois os jogos estavam suspensos por causa da Segunda Guerra Mundial.
- As primeiras transmissões de televisão da Copa no exterior começaram em 1954. Mas, no Brasil, só pudemos prestigiar em 1970.
- O gol marcado mais rápido da história aconteceu em 11 segundo e foi marcado pela Turquia contra a Coréia do Sul.
- O jogador mais velho a disputar uma copa foi o egípcio El-Hadary com 45 anos e 5 meses. Ele jogou a Copa de 2018, na Rússia, como goleiro.
- O Brasil é o país que mais participou de edições da copa do mundo, somando 22 edições, nós nunca estivemos ausentes no evento.
- A Alemanha é o país que mais chegou em finais da copa, totalizando 8 finais, nós estamos grudadinhos totalizando 7 finais (será que esse ano nós alcançamos?).
- O país com a maior quantidade de derrotas seguidas é a Bulgária com um saldo de 17 jogos seguidos.
- O trágico jogo dos 7×1 em que a Alemanha nos tirou da semifinal acumula três recordes: foi a maior derrota da seleção brasileira em Copas, a maior derrota enfrentada por um país sede e, ainda, um dos maiores placares de uma semifinal. (Esse ano nós vamos para cima!!).
- Entre 1919 e 1922 o Presidente Epitácio Pessoa proibiu a convocação de atletas pretos e pardos pra campeonatos. Os jogadores negros só puderam atuar pela seleção em 1922, após vexames nos Sul-americanos de 1920 e 1921. Ou seja, a autorização voltou a ser dada apenas por necessidades técnicas, já que vários dos grandes destaques nacionais eram negros.
CURIOSIDADE BÔNUS:
A Copa do Mundo Feminina só foi criada em 1991, e o país que lidera os títulos é o Estados Unidos, somando um total de 4 vitórias em finais, seguido por Alemanha, Noruega e Japão. O Brasil ainda não possui títulos na modalidade.
A próxima data já está marcada, será entre os dias 20 de Julho e 20 de Agosto de 2023 e os países sede serão Austrália a Nova Zelândia.
Gostou das curiosidades? Agora já pode chegar mais confiante para assistir aos jogos 🙂
Vamos torcer juntos, Rumo ao Exa!!
FONTES:
https://investnews.com.br/noticias-sobre-copa-do-mundo-2022/101-curiosidades-sobre-a-copa-do-mundo/
https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo.htm
https://www.terra.com.br/nos/de-excluidos-a-maioria-a-historia-dos-jogadores-negros-brasileiros-na-copa,438e41002177cb8e11b33b6328a837ddywzk1out.html