Dia da Musica Popular Brasileira - Allwood - Óculos de Madeira
Uma Melodia de Apaixonar o Mundo
Olá família, tudo bom? Quinta feira, dia do nosso tradicional post, e como de costume gostamos de trazer novidades, curiosidades e entretenimento a vocês. Dia 17 de outubro e comemorado o Dia da Musica Popular Brasileira, isso mesmo, nossa melódia possui uma data especial. Então, resolvemos contar um pouquinho sobre este dia, e levar muito mais musica pra vocês , a final de contas, a musica é o combustível da alma para o nosso dia a dia, então vamos lá ? vem com a gente conferir um pouquinho de alguns ritmos que embalam o Brasil a fora!
Dia da Musica Popular Brasileira
Origem da Musica Popular Brasileira.
Comemorado anualmente em 17 de outubro, também é conhecido como dia nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da musica popular brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro.
O Dia da MPB, foi criado do decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, e surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os Africanos e Indígenas. Suas raízes estão ainda no período colonial, no entanto, somente a partir do século XVIII e XIX, a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do seculo XX, surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje.
Quem foi Chiquinha Gonzaga?
Chiquinha Gonzaga, pianista e compositora (Foto/Dedoc)
Natural do Rio de Janeiro, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, que depois ficaria conhecida como chiquinha, teve aulas de musica desde a infância, e compôs sua primeira musica com apenas 11 anos de idade. Afilhada de Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, a jovem recebeu uma educação rígida, por influência da família do pai, que era general do Exército imperial.
Casou-se aos 16 anos forçada pelos pais, com o oficial da Marinha Jacinto Ribeiro do Amaral, com quem teve três filhos. A união, no entanto, durou poucos anos e Chiquinha pediu a separação. A decisão foi motivo de grandes críticas na época e, a musicista, foi proibida de cuidar dos filhos mais novos, convivendo apenas com o primeiro, João Gualberto.
Chiquinha começou a dar aulas de piano e o gosto pela música a tornou a primeira grande compositora de música popular do Brasil. O seu primeiro sucesso foi a polca Atraente, de 1877. A pianista logo começou a escrever trilhas de peças, como as operetas Forrobodó e A Corte na Roça.
Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.
A composição mais popular de Chiquinha hoje é a marchinha de carnaval Ó Abre Alas. Lançada em 1899, a música foi uma das primeiras escritas especialmente para a festividade. Outros sucessos da pianista foram o tango Gaúcho e a habanera Sonhando.
Chiquinha Gonzaga, pianista e compositora – 01/01/1932 (Foto/Dedoc)
Aos 20 anos, reencontrou o namorado da juventude, o engenheiro João Batista de Carvalho, com quem teve uma filha, Alice Maria. E, aos 52 anos, começou a namorar o jovem músico João Batista Fernandes Lage, de apenas 16 anos, com quem ficou até o fim da vida. Chiquinha morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro, deixando como legado um acervo de aproximadamente trezentas composições.
Sons Variados, O Brasil é um Musical!
Tudo que merece ser preservado, devido ao seu interesse, é considerado Patrimônio Cultural. No Brasil, a musica, apresenta muito de nossa cultura, com cada região possuindo um estilo que representa a história local.
O Brasil é feito de muitos sons, variedade musical não falta no país: O samba, o forró, axé, o sertanejo de raiz, o funk, a MPB são apenas alguns dos estilos musicais ouvidos pelos brasileiros. A música folclórica também faz parte da cultura, são alguns ritmos, assim como as cantigas de roda e de ninar, reconhecidas por quase todas as pessoas.
É importante ter este registro como patrimônio histórico , para preservar sua história viva. Viu só quanta coisa Boa nós conseguimos produzir nesse “brasilsao”a fora?
Você Sabia?
Encontramos algumas curiosidades que não deixam passar desapercebidos pelo nosso detetive, o agente Allwood, ele foi com sua “lupinha” em madeira revisada, buscar algumas curiosidades pra vocês, e aqui estão elas:
O Google já homenageou Chiquinha Gonzaga.
Isso mesmo, o maior site de busca do mundo, já homenageou a nossa querida compositora. No dia do seu Nascimento, o Google fez uma linda capa, deixando em destaque, convidando diversas pessoas no mundo a conhecer a Obra e o trabalho de Chiquinha Gonzaga.
Somos Patrimônio Cultural Imaterial da HUMANIDADE.
Para a Unesco, aquelas tradições e expressões que grupos e indivíduos vão passando de geração em geração, nas comunidades, podendo incluir a cultura musical, assim como a dança, literatura e saberes de um povo, como patrimônio cultural. O samba de roda , é reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, é um exemplo do valor que a música tem na cultura e de como ela pode ser transmitida de pai para filho.
VI Amostra de Samba de Roda de Saubara, na Bahia.
Musica, um remédio sem dor.
A musica acalma, estimula a memória, alivia dores e estimula nos exercícios físicos. Ouvir musica pode trazer tantos benefícios a saúde, que nos nem imaginamos, inclusive, ela tem sido usada por médicos e terapeutas como tratamento, veja abaixo uma listinha de benefícios que separamos pra vocês:
Alguns Cantores da MPB
A nossa musicalidade é muito ampla, e possuímos muitos cantores que fazem, fizeram e outros que ainda estão por vir escrever história, com suas vozes, partituras e compassos encantadores, separamos pra vocês alguns cantores da musica popular brasileira, a lista é enorme mas fiquem com um pouquinhos desses rostinhos a baixo.
Elis Regina Tim Maia Wilson Simonal
Caetano Veloso Milton Nascimento Maria Betânia
Nelson Gonçalves Gal Costa Ney Mato Grosso
Viu só Família, temos um dia especial pra nossa Musica Popular Brasileira, que chamamos com tanto carinho de MPB, trazer um pouquinho disso pro nosso cotidiano, e um remédio para nossa alma, a musica acalma, libera energia e eterniza momentos! Então lembre-se, seja qual for o ritmo, dance conforme a musica, até a próxima semana Família.
Bibliografia e Referências