6 lugares para você visitar em Porto Seguro – Bahia
2017 chegou junto de um verão lindo, e com fotos maravilhosas da família Allwood por esse mundão afora. Então aproveitamos a postagem do casal Tamires Almeida e Victor Costa no instagram da da @all.wood #DeOlhoNoMundo, nosso post de hoje não poderia fala sobre outro assunto a não ser sobre nossa linda Bahia – Porto Seguro. Aquele pedacinho de terra que se localizado no Sul da Bahia que de “inho” não tem nada, pois suas praias, história e o universo multicultural que existe, só a faz ser grandiosa, então já anote em seu caderninho de viagens esse 6 lugares em Porto Seguro, que você não pode deixar de ir .
Porto Seguro está localizada juntamente com seus municípios limítrofes: Santa Cruz Cabrália e Prado, compartilha a primazia de ser o local da chegada dos portugueses ao Brasil em 1500. Possui uma população estimada em mais de 141 mil habitantes e está tombado quase que em toda sua totalidade como patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos com mais de dois andares.
Em qualquer um dos diversos roteiros para Porto Seguro você vai encontrar desde um turbilhão de atividades animadas e atrações incríveis, mas para quem procura sossego encontra também praias desertas para e muita sombra e água fresca.
Dica 1 – Centro Histórico
Lá está o primeiro núcleo habitacional do Brasil, além de reunir imponentes prédios como o Marco do Descobrimento, a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.
Em relação as praias, uma boa opção para quem curte o burburinho pode ser Taperapuã. A poucos quilômetros do Centro, a atenção fica por conta das barracas como, Axe Moi, Barramares e Tôa Tôa, com muita música, palcos para shows, dançarinos e humoristas que não vão deixar você ficar parado.
Se estiver com a família, um pouquinho antes fica a praia de Mundaí, muito procurada para quem está viajando com as crianças por conta da estrutura e de suas águas calmas. Já se estiver procurando por tranquilidade, ainda bem pertinho do Centro está a praia de Curuípe. Apesar da estreita faixa de areia, é muito procurada para uma boa caminhada e depois relaxar em algumas das poucas barracas que garantem o coco gelado para refrescar.
Praia de Mundaí Praia de Curuípe
Voltando para o agito, a Passarela do Descobrimento, popularmente conhecida como Passarela do Álcool, é o lugar do centro da cidade onde estão concentradas diversas lojas de artesanato e souvenires, além de butiques e as famosas barracas de batidas. Aproveite para degustar a culinária típica baiana na travessa conhecida como “O Beco”, que oferece várias alternativas aconchegantes de bares e restaurantes.
2- Santa Cruz Cabrália
Dando continuidade às praias, para os mais sossegados, a dica é seguir em direção a Santa Cruz Cabrália, onde estão as praias menos badaladas da região. Sem nenhuma música de fundo, os coqueiros e manguezais serão as melhores companhias nas belíssimas areias de Mutá e Coroa Vermelha. Para quem curte um pouco de aventura, o Rio dos Mangues é uma ótima alternativa para a prática de atividades esportivas como caiaque, ultraleve e caminhadas, podendo terminar o dia nas deliciosas piscinas naturais protegidas pelos recifes.
Se estiver viajando no período entre julho e outubro, inclua na programação o passeio de barco que leva a pontos para a observação das baleias jubartes.
Coroa Vermelha Rio dos Mangues
3 – Reserva Indígena da Jaqueira
Outra atração que vale a pena para quem tem um pouquinho mais de tempo na cidade é visitar a Reserva Indígena da Jaqueira. Além de mergulhar nos costumes e tradições e poder curtir apresentações de danças e rituais, os turistas ainda podem explorar as trilhas na mata nativa. Nota: É necessário agendar a visita com a Associação Pataxó de Ecoturismo.
4 – Recife de Fora
Com praias tão lindas, o fundo do mar também é de tirar o chapéu. Considerado um dos melhores locais de mergulho da região, na categoria de Parque Marinho, Recife de Fora conserva várias espécies raras de corais, além de permitir nadar entre muitos peixes, moluscos e tartarugas.
Levando 40 minutos, até chegar ao Parque Marinho Recife de Fora, o terceiro maior centro de biodiversidade marinha do Brasil. Afim de preservar as raras espécies encontradas nessa região, a área livre do passeio fica delimitada, além disso esse passeio deve ser realizado na maré baixa. Um passei super bacana para se conhecer a biodiversidade marinha da religião.
5 – Arraial d’Ajuda
Em Arraial, a intocada e simpática Praia da Pitinga é o destino certo para quem quer curtir um dia de sol num clima modesto e cheio de energia. Existem diversas plataformas coralíneas, que funcionam como recifes que deixam as águas mais calmas e funcionam como piscinas naturais. As barracas são rústicas e gostosas e ainda se pode aproveitar o rio Pitinga para nadar e se divertir em família.
E para quem procura algo mais radical pode praticar o parapente, que costuma partir de cima das lindas falésias da região.
6 – Trancoso
As vilas descoladas da Costa do Descobrimento reúnem muito charme e atrações, com destaque para as construções coloridas e influências de todas as partes do mundo. Trancoso vem como mais uma dica que você não pode deixar de fora do roteiro. Na metade do caminho tem ainda a selvagem praia do Taípe, recheada de enormes falésias coloridas e também guarda tesouros como a praia, quase deserta, de Ponta de Itaquena, ou a badalada Rio Verde com seus bares e clubes de praia.
Se deseja ficar em um lugar calmo, gostoso, sossegado, com piscinas naturais no mar e bem afastado da civilização, esse lugar é a Praia dos Espelhos. Para chegar, se tiver partido do centro de Porto Seguro, é necessário passar por quase duas horas de estrada.
Fica a dica para vocês que só aceitam dinheiro, esqueça o cartão, e nessa praia o sinal de internet e celular quase não existe, o que e ótimo pois você consegue se desvincular um pouco do mundo virtual e sentir realmente a beleza do local. Para melhorar nessa praia acontece a desova das tartarugas, se der sorte poderá ate conseguir ver elas.
No outro lado, denominado de Praia dos Amores, ainda é possível cavalgar ate a Praia dos Espelhos e voltar para onde estava antes.
No outro lado, denominado de Praia dos Amores, ainda é possível cavalgar ate a Praia dos Espelhos e voltar para onde estava antes.
Essas 6 dicas que passamos não chegam nem perto dos variados passeios que você poder fazer em Porto Seguro, então pesquise, escolha a data e o resto é com vocês, espero que gostem!
So lembrando, não deixe de se cuidar no calorzão da Bahia com muito protetor solar, bastante água e seu óculos de madeira Allwood.
E você que já faz parte da família e quer contar um pouco de suas viagens, estamos ansiosos em saber de tudo e colocar aqui no blog Allwood 😉
– Boa semana a todos família –
Fontes: https://viajando.expedia.com.br/roteiro-porto-seguro-2/
http://tudorocha.blogspot.com.br/2016/01/porto-seguro-ba-dicas-de-roteiro.html