6 praias incríveis para visitar em Santa Catarina
Fala família!! Como estão? Hoje a Allwood óculos de madeira vai te levar para uma viagem por 6 praias sensacionais de Santa Catarina. Já avisamos que não foi nada fácil escolher apenas essas para contar um pouco sobre suas características e peculiaridades. Confiram essas dicas de lugares incríveis para conhecer e, se já conhece, visitar novamente.
Então para começar nos situando, abaixo um mapa da Ilha e do Continente no Estado de Santa Catarina. Sinalizamos com balõezinhos vermelhos os locais que vamos falar. Aproveitem!
Praia do Rosa
Destacada no centro da Região das Lagoas, um pedaço de paraíso entre a Serra do Mar e o Oceano Atlântico, a Praia do Rosa é um lugar rústico, de natureza vívida e dono de um estilo verdadeiramente singular.
Está a somente 90 km da capital catarinense, Florianópolis, e é cercada de outros paraísos naturais, como a Guarda do Embaú, a 35 km ao norte. A Praia do Rosa funciona o ano todo, pois mistura praia com serra – inclusive, visite-a no inverno, pois acontece o passeio de observação de baleias.
A Praia do Rosa era habitada em sua origem por hippies, pescadores e surfistas, já hoje é internacionalmente conhecida, pois o prestigiado jornal inglês “The Guardian” a considerou como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”.
São quase sete quilômetros de um dos mais belos mares de Santa Catarina, dunas, trilhas, montanhas e lagoas maravilhosas que atraem turistas de todas as partes. Viajantes que descobrem um lado mais romântico, com sua boa gastronomia, noites ao luar e hospedagens incríveis. Assim como viajantes solteiros atras de baladas iradas, esportes e muita gente bonita.
Praia do Silveira
A Praia do Silveira está localizada no litoral sul de Santa Catarina, em Garopaba e é considerada uma das melhores do país para a prática do surfe, recomendada para surfistas mais experientes. Sendo, assim, palco constante de campeonatos nacionais e internacionais. O público é formado por surfistas e adoradores do sol, que lá encontram um belíssimo e selvagem cenário formado por ondas muito fortes.
Uma curiosidade é sobre seu nome, reza a lenda que os irmãos Bernadino e Isaías, teriam sido os desbravadores da região de montanhas, lagoa e praia e, por isso, a praia teria sido batizada com o sobrenome deles.
É uma praia rica em vegetação, sendo quase nativa e rodeada por montanhas. Ela é muito preservada e pouco explorada comercialmente (graças a Deus), então lá não encontramos barzinhos, restaurantes ou bistrôs, se bater a fome existem alguns ambulantes no auge do verão, senão só indo ao centro de Garopaba mesmo.
Guarda do Embaú
A Guarda do Embaú está localizada no município de Palhoça, no estado de Santa Catarina, 46 km ao sul de Florianópolis. A praia surpreende os turistas desde o início, pois para ter acesso a suas praias, é necessário atravessar o Rio da Madre, a nado com com auxílio de barco. O balneário está localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e conta com aproximadamente 400 moradores, a maioria artesãos, pescadores e surfistas.
A beleza da área e seus arredores permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, que abrange parte do vilarejo e abriga cachoeiras, rios e animais silvestres. Já no quesito badalação, a Guarda mantém o clima de colônia de pescadores. Por isso, não há grandes agitos na noite, nem variedade de restaurantes estrelados. A ideia da praia é acordar cedo e ir para a beira da praia praticar esportes e curtir o mar e o sol.
Barra da Lagoa
Para chegar na praia, localizada a 20 km do centro, deve-se atravessar a Avenida das Rendeiras na Lagoa da Conceição, aqui vale aquela parada para conhecer o trabalho, é um mais incrível que o outro, fora a vista que é deslumbrante. Em seguida tomar rumo ao norte da ilha, passando a Praia Mole siga pela estrada principal, dobre à direita na bifurcação e voilá… chegamos!
A Barra da Lagoa é daquelas praias para quem quer encontrar uma infraestrutura legal, mas também gosta de um clima mais simples. O mais imperdível da Barra da Lagoa é a sua trilha até a Praia Mole. Nas montanhas você tem uma vista fantástica, como vista para a Praia da Galheta e para a Praia Mole. Imagina que estando nelas é lindo, imagina vê-las de cima!! Saindo da Barra da Lagoa através de uma trilha de 2 horas, recomenda-se um guia pois não há muitas placas no caminho, chegasse na Praia Mole. Indicamos essa aventura!
Outra ponto interessantíssimo da Barra da Lagoa é o Projeto Tamar, criado para minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas, se instalou em 2005 a sua base na região. Você pode ir lá fazer uma visita guiada e ver de pertinho tudo que eles criaram, além de admirar o respeito e carinho que essas pessoas trabalham.
Praia da Galheta
Com 950 metros de extensão, a Praia da Galheta fica no leste da ilha de Florianópolis, a 17 quilômetros do centro da cidade. Trata-se de um local preservado, dentro do Parque Natural Municipal da Galheta, então não tem a presença de construções, conta apenas três barracas de venda de alimentos somente na alta temporada. Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de 15 minutos que tem acesso pela vizinha Praia Mole.
E gente, a Praia da Galheta é protegida por um morro que a mantém isolada da estrada, por isso (mas não só por isso) ela é frequentada por naturistas desde a década de 70, sendo que a prática não é obrigatória (“vamos nos permitir” já diria Lulu Santos). Interessante, né? Viva a diversidade e o respeito à natureza, animais e os diversos pensamentos e práticas de cada ser.
Praia da Armação
A Praia da Armação pertence ao Distrito do Pântano do Sul e fica a 24km do centro de Florianópolis. Possui areias brancas e finas, águas frias e límpidas. Em alguns trechos suas ondas são tranquilas e em outros trechos (ao norte) possui ondas agitadas, propícias para a prática do surfe.
O Parque Municipal da Lagoa do Peri complementa o complexo turístico da Praia da Armação com o seu tão conhecido turismo ecológico. Lá fica o Engenho da Lontra que é um espaço físico especialmente projetado para servir como Centro de Visitação e Educação Ambiental. Os principais objetivos do Engenho são transmitir conhecimentos sobre a lontra, o meio ambiente, o turismo de conservação e a cultura local. Você pode entrar em contato e ir visitar o projeto, conhecer de perto e fazer uma trilha linda.
E é também na Praia da Armação, principalmente do alto do Mirante do Morro das Pedras, que pode-se fazer a observação de baleias franca no período de julho a novembro.
Então, difícil escolher algumas praias de Santa Catarina, pois o Estado possuí muitas maravilhas. É uma praia mais incrível que a outra e essa que vos fala é apaixonada pelo Estado. Independente do que você está procurando, podemos garantir que por lá você encontrará o que precisa.
Esperamos que tenham gostado e que, como nós, tenham ficado com vontade de correr para a praia.
Abraços 🙂