Onde ir no Deserto do Atacama - Dica Allwood
Olá, família! Hoje a Allwood óculos de madeira te convida para viajar direto para o Deserto do Atacama, um lugar incrível que fica no norte do Chile e é considerado o mais alto e seco do mundo. Então se você procura aventura e lindas paisagens achamos seu próximo destino! Vem com a gente conhecer mais sobre esse lugar e, quem sabe, sua próxima viagem já seja marcada. Hehe
A cidade de San Pedro de Atacama tem menos de 2.000 habitantes e suas ruas de terra e construções simples ja te colocam no clima do Deserto, parece até cenográfica. Muito turística, ela recebe milhares de visitantes ao ano, por isso possui muitos restaurantes, pousadas e hotéis, com várias opções de preços para atender todos os viajantes. É aqui, também, que encontramos muitas agências de turismo oferecendo vários passeios. Olhem que charmosa <3
Valle de la Luna
Esse é o passeio mais tradicional de se fazer no Atacama. O Valle de la Luna é formado por rochas salinas, totalmente desenhadas pela erosão do tempo. O vento e as mudanças de temperaturas (ao longo do dia) deram ao lugar um visual único.
Aqui você encontra as Três Marias, uma formação que tem a forma de três mulheres; a Grande Duna, uma duna de areia enorme, mas não é permitido subir; o cânion e cavernas, uma área com formações de sal impressionante.
Laguna Cejar e Tebinquinche
Devido à alta quantidade de sal na água, ao entrar na Laguna Cejar é quase impossível mergulhar, mesmo com os seus 20 metros de profundidade. Um fato interessante é que após sair da lagoa você notará que sua pele ficará branca, isso ocorre salinidade da água! A laguna é linda!! <3
A Lagoa Tebinquinche é bastante diferente da Laguna Cejar, além de ser proibido entrar em suas águas. O que chama atenção são os blocos de sal que ficam pela água, a sobreposição de cores da água, sal, pedras e da vegetação ao redor forma um cenário encantador.
Geiser del Tatio
O Geiser del Tatio são formações que costumam surgir em regiões vulcânicas. São como pequenos vulcões que tem erupções de água. A água que sai é bem quente e, quando em contato com o ar, se transforma em vapor.
O Geiser del Tatio é considerado o terceiro maior campo do mundo com formações raras. Há gêiseres de todo tipo, alguns enormes e impressionantes e outros menores e menos expressivos. Como podem ser perigosos, os guias pedem para que evitem caminhar em cima das fendas e respeite o limite de pedras que existe ao redor dos gêiseres.
Pukará de Quitor
Pukara de Quitor foi declarada em 1982 com Monumento Nacional do Chile. É uma construção pré-Inca do século XII. Todos as edificações do local são feitas de rochas. E o lugar se localiza em região estratégica: num vale com visão privilegiada onde flui as águas do Rio San Pedro.
Pukará significa fortaleza e Quitor é o nome do monte onde se localiza à ruína. O passeio é feito todo a pé, apesar de cansativo é incrível a energia que o local emana.
Vulcão Licancabur
Outro passeio incrível é para o Licancabur, que está localizado entre o Chile e a Bolívia. O vulcão domina a paisagem da área e é possível avistá-lo praticamente o tempo todo. A escalada até o topo dos seus 5.916 metros de altitude só pode ser realizada com acompanhamento de guias locais especializados e pelo lado da Bolívia, pois dizem que pelo Chile ainda existem minas ativas.
É um passeio que dura em torno de dois dias, mas quem topa fazer só encontra belas paisagens e uma grande aventura.
Então, essas são algumas dicas do Deserto do Atacama, porque o lugar é inspirador e cheio de aventuras e paisagens que ficarão para sempre guardadas na memória. Depois de ler um pouco sobre a região é impossível não se encantar e querer correr para lá.
Esperamos que tenham gostado tanto quanto nós e que tenham ficado com vontade de conhecer o famoso Deserto do Atacama.
Abraços!!