Outubro Rosa e sua importância
O movimento do Outubro Rosa começou para gerar uma maior atenção e foco para a prevenção do câncer de mama, tendo como intuito difundir informações e formas de prevenção contra essa doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama. Ele foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure na década de 90 e é anualmente celebrado no mês de Outubro trazendo a cor rosa como representação da causa. Além disso, o Outubro Rosa também facilita o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, diminuindo, assim, a taxa de mortalidade.
Importância do exame do toque e mamografia
O diagnóstico precoce é um dos pontos mais importantes tratados na campanha do Outubro Rosa. É por meio dele que as mulheres conseguem detectar antecipadamente a presença de nódulos estranhos e realizar o tratamento adequado, pois cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos por elas próprias.
Primeiramente deve-se realizar o exame do toque da mama, prática que deve se tornar rotineira a cada ciclo menstrual. Por isso, nós da Allwood vamos te auxiliar colocando dicas de como fazer examinar e aferir sua mama:
- Observe os seios primeiramente com os braços caídos; coloque as mãos atrás da cabeça e observe formato, tamanho e posições das mamas e mamilos; pressione de forma leve o mamilo e veja se há saída de secreção; divida o seio em faixas e apalpe devagar, fazendo movimento circulares, cada uma usando as pontas dos dedos; verifique também as axilas da mesma forma.
A segunda forma de averiguar é para as mulheres com mais de 40 anos de idade que necessitam realizar a mamografia anualmente, na qual é possível detectar lesões que não são palpáveis.
Mas não se esqueça! O autoexame é apenas a primeira forma de precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais que aparecem pelo corpo, como o aparecimento de nódulos estranhos e dores, são importantes para precaver e tratar qualquer problema.
Saiba como se proteger
De acordo com o INCA, 28% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudável. Há várias formas de se proteger e de se cuidar para não sofrer com essa doença gravíssima que já soma mais de 60 mil novos casos por ano.
- Tenha uma alimentação saudável e regrada para manter o peso corporal adequado;
- Pratique exercícios físicos diariamente;
- Evite bebidas alcóolicas;
- Para as grávidas, amamente até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança.