Um Cafezinho, Por Favor! - Allwood Óculos De Madeira
E aí, pessoal! Já prepararam o seu cafezinho? Aposto que devem estar lendo esse post tomando o seu café! ????
No dia 14 de abril é celebrado o Dia Mundial do Café, e não poderíamos deixar de fazer um post sobre essa bebida tão apreciada pelo mundo todo! Sendo assim, vamos contar um pouco da história do café, citar curiosidades e sugerir o consumo da bebida, de forma consciente.
Que nós brasileiros adoramos um cafezinho, todos sabemos. O café é a 2ª bebida mais consumida entre brasileiros. Cada pessoa consome em média, de 3 a 4 xícaras por dia no país! Desde o período colonial, o café esteve intimamente ligado à nossa economia, bem como ao surgimento da cultura em cima do grão que hoje já conquistou o mundo. Confira mais sobre o nosso cafezinho abaixo:
Afinal, como descobriram o café?
Reza a lenda, que a descoberta do café ocorreu quando um pastor etíope chamado Kaldi percebeu que suas cabras ficavam muito saltitantes e percorriam longas distancias depois de se alimentarem dos frutos de arbustos que haviam por ali.
Com isso, Kaldi decidiu oferece-los a um monge, que ao fervê-los com água, sentiu mais disposição para aguentar as longas horas de leituras e rezas. Da Etiópia, o café chega à Arábia que foi a grande responsável pela propagação da bebida. Ao chegar à Europa, não demorou muito para se tornar uma das bebidas mais consumidas no continente e mais tarde, em todo o mundo.
E no Brasil, quando ele surgiu?
No Brasil, o café chegou no ano de 1727. Suas primeiras mudas foram trazidas clandestinamente por um bandeirante a serviço da Coroa Portuguesa, e foram plantadas no Pará. O seu cultivo, com a ajuda de terras férteis, logo espalhou-se por outros estados, e no decorrer do tempo o café tornou-se a principal fonte de renda da nação. A sua trajetória confunde-se em alguns momentos com a história do país. Alguém se lembra do termo “política do café-com-leite” das aulas de história?
Pois bem, não é à toa que até hoje o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, 25% de todo café consumido no mundo é produzido pelo Brasil! Sendo fonte de renda para muitos municípios, gera mais de 8 milhões de empregos no país com a sua cadeia produtiva.
Quais são os tipos de café que consumimos?
A planta do cafeeiro pode apresentar cerca de 60 espécies diferentes, mas apenas duas são amplamente comercializadas no Brasil: os cafés arábica e robusta.
O arábica apresenta sabor mais adocicado, ligeiramente ácido e aroma suave. Já o robusta, é mais marcante e amargo com aroma mais denso. Os cafés especiais são preparados com o tipo 100% Arábica, mas a maioria dos cafés popularmente comercializados são feitos com uma mistura (blend) das duas espécies. O blend diminui o custo da produção e une as propriedades de cada um.
Longo ou pingado? Coado ou expresso? Extra forte ou tradicional?
São muitas opções, não é mesmo? Além de delicioso, o café é uma bebida que se apresenta de muitas maneiras e cai bem misturado com vários ingredientes. Já experimentou todos esses?
O café faz bem para a saúde?
A ciência já provou o que os nossos avós sempre falaram: tomar um cafezinho pode sim trazer benefícios para a nossa saúde! Mas o consumo deve ser moderado, pesquisadores recomendam de 4 a 5 xícaras de 50 ml por dia. São tantas vantagens, que listamos algumas:
- Acelera o metabolismo e queima calorias – a cafeína aumenta a queima de gordura pois estimula o sistema nervoso a liberar adrenalina, hormônio este que ajuda a quebrar as células de gordura, além de melhorar o desempenho nas atividades físicas.
- Aumenta a expectativa de vida – a relação da bebida com a longevidade foi descoberta ao constatarem que o grupo que consumia o café diariamente tinha um risco menor de morte principalmente por doenças do sistema digestivo e circulatório.
- Diminui o risco de depressão – estimula o aumento de neurotransmissores como dopamina, serotonina, noradrenalina responsáveis pelo bem-estar.
- Fortalece a memória – duas xícaras diárias de café fortalecem nossa memória a longo prazo, previne o esquecimento, melhora a atenção e nosso estado de alerta.
- Fortalece o coração – previne contra problemas cardíacos, como por exemplo a insuficiência cardíaca, mas vale ressaltar que esses benefícios protetores atingem o pico de 4 xícaras por dia, depois disso diminuem se mais cafeína for ingerida.
Viram só quantas vantagens? ????
Upcycling dos resíduos do café
A técnica do upcycling visa reduzir a quantidade de resíduos que é descartada e dos poluentes no ambiente, pois os itens são reaproveitados e não produzidos novamente. Essa técnica também pode ser usada para reutilizar os resíduos do seu cafezinho, são inúmeras as possibilidades com esse reaproveitamento! Confira abaixo algumas formas de reutilização desses resíduos:
A borra de café
Muita gente joga a borra de café no lixo sem saber que ela pode ter utilidades interessantes e até mais sustentáveis. A borra é um resíduo orgânico repleto de nutrientes que pode ser reutilizada de várias formas (até para geração de biodiesel, por exemplo), mas que muitas vezes acaba sendo descartada em aterros e lixões. O pó de café usado pode ser reaproveitado no dia a dia de várias maneiras, com isso diminuir a produção de lixo em casa e ajudar o meio ambiente. Veja as dicas:
- Remoção de odor
Desodorante para a geladeira, congelador e armários: seque o pó usado e o coloque numa tigela aberta para servir como desodorizador.
Desodorante para as mãos: deixe o pó, já seco, ao lado da pia e o esfregue nas mãos para ficar livre do cheiro fortes, como do alho, cebola e peixe.
Acabar com o mau cheiro exalado pelos ralos: basta jogar meia xícara de borra de café misturada a 5 xícaras de água quente.
- Esfoliante natural
A máscara feita com a borra de café serve como um esfoliante natural e conta com diversos benefícios, como a hidratação e limpeza da pele. O café possui propriedades antioxidantes, o que melhora a circulação da pele e previne o envelhecimento, deixando-a mais firme.
Para preparar a máscara, basta misturar a borra com um sabonete líquido, mel ou algum óleo de sua preferência e aplicar no rosto e corpo fazendo movimentos circulares. Deixei agir por 10 minutos e depois enxágue. Para finalizar, aplique um hidratante.
- Adubo e repelente de pragas do jardim
Misture uma parte de borra para 10 partes de terra. Isso vai ajudar a fornecer nutrientes importantes para o solo e consequentemente fazer suas plantas crescerem saudáveis. Utilize como adubo a cada 4 ou 5 meses. Além de fertilizante, o pó de café usado também funciona como um repelente de formigas, lesmas e outras pragas que atacam os jardins.
Itens produzidos com a borra
A borra de café também pode ser utilizada na produção de alguns itens, como algumas marcas fizeram:
Kaffeeform
O designer alemão Julian Lechner, responsável pela startup sustentável Kaffeeform, transforma a borra de café na matéria-prima para fabricar copos e xícaras. Lechner fez parceria com diversas cafeterias da capital alemã, onde coleta os resíduos que seriam descartados. Aos grãos de café reciclados são adicionados uma cola natural e resíduos de madeira e daí surgem xícaras, pires e copos reutilizáveis, resistentes e 100% biodegradáveis.
Recoffee
A marca brasileira transforma borra de café em biojoias, objetos de decoração e revestimentos para paredes. A Recoffee, que tem seu ateliê em Ribeirão Preto, fechou parcerias com cafeterias da região que doam o resíduo para produzir as suas peças.
As cápsulas de café expresso
Após a introdução das cápsulas de café no mercado, o consumo tem aumentado diariamente por ser de “mais fácil acesso”. Este aumento gera a produção de novos resíduos, sendo importante dar uma nova função a cada um deles. A líder Nespresso oferece um serviço com alguns pontos de coleta para se entregar as cápsulas para o destino correto. As fabricantes Nescafé, 3 Corações e Café do Ponto recomendam que se separe todos os elementos da cápsula para a reciclagem.
Pensando nesse impacto ambiental, algumas pessoas estão fazendo arte com isso. Confira algumas ideias incríveis de como reutilizar as cápsulas de café:
Se você utiliza as cápsulas de café, opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente. E antes de comprar, veja se elas são totalmente recicláveis ou biodegradáveis.
A marca mineira Orfeu Cafés Especiais por exemplo, desenvolveu uma cápsula feita com matéria-prima orgânica e renovável, um bioplástico que vira adubo 4 meses após seu uso! A cápsula pode ser descartada tanto em lixos orgânicos (aqueles caseiros mesmo), quanto em composteiras.
Como preparar café em casa de forma sustentável?
Separamos alguns métodos de preparo do café que dispensam o uso de filtros de papel e outros acessórios, são práticos e fáceis de manusear no dia a dia, além de serem sustentáveis, pois geram poucos resíduos. Confira abaixo:
Cafeteira italiana ou Moka
A Moka é um dos únicos métodos de extração do café que funciona por pressão da água e que proporciona uma bebida com leve amargor e pouca acidez.
Prensa Francesa
O processo de preparo do café é mais simples e não demanda tanta atenção, como na italiana. Ele consiste, basicamente, em colocar o pó grosso no fundo e misturar com água quente.
Coador de pano
Esse método também permite fazer café para bastante gente de uma só vez, o que economiza energia e água com a manutenção dos utensílios. A grande vantagem da versão do coador de pano é ser reutilizável. Muito econômico, o porém desse método é que o coador pode guardar resíduos de café se não for bem higienizado.
Cápsulas de café reutilizáveis
Para quem não abre mão do café expresso, uma boa opção são as cápsulas reutilizáveis. Você escolhe o seu grão de preferência, coloca o café moído dentro, usa e lava para usar novamente. Esse tipo cápsula ajuda a reduzir a produção de lixo, o que torna o produto uma opção super sustentável.
Independente do método escolhido, se sobrar café, não jogue fora. Você pode congelá-lo e usar para fazer café gelado, ou até mesmo no preparo de drinques! E não esqueça de reaproveitar a borra também, conforme sugerimos aqui! ????
*
*
É inegável a importância cultural do café entre os brasileiros, pois é uma bebida presente em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho, tudo gira em torno de uma xícara de café. Esperamos que tenham apreciado o post, assim como fazemos com o nosso querido cafezinho! ♥
Até o próximo o post! ????
*
*
*
Bibliografia:
https://segredosdomundo.r7.com/10-formas-incriveis-de-reaproveitar-borra-de-cafe-em-casa/
https://www.ecycle.com.br/6451-como-fazer-cafe-sustentavel.html
http://umcafezinho.com.br/capsulas-de-cafe-reutilizaveis/
https://www.graogourmet.com/blog/10-ideias-incriveis-para-reutilizar-suas-capsulas-de-cafe/
https://www.clubecafe.net.br/historia-cafe
https://blog.contabilista.com.br/quais-sao-os-tipos-de-cafe.html
http://umcafezinho.com.br/roupas-feitas-de-capsulas-de-cafe-fashion-design/
https://cafeteiratres.com/artesanato-com-capsulas-de-cafe-10-ideias-faceis-de-fazer/
https://villacafe.com.br/blog/escolhendo-a-cafeteira-italiana-moka-prensa-francesa-ou-pressca/